quarta-feira, 9 de setembro de 2015


Música: Pluralidade Cultural
O conhecimento reduz o preconceito, atrai o público e valoriza a cultura


Expectativas de Aprendizagem
Compreender que uma música pode expressar determinada época;
Estabelecer relações entre a música e cultura de um povo (regionalismo);
Compreender que mesmo em determinadas regiões a diversidade cultural é expressiva e precisa ser incentivada, valorizada;
Expressar-se e interpretar situações que relacionem a música, o povo, a história, uma ou mais culturas;

Conteúdo Programático
Música;
a História da música e sua representação para o tempo em que surgiu;
a Composição, melodia, linguagem;
o Gênero, estilo, ritmo, dança, teatro, musical;


Estratégias de Ensino
Propor atividades em equipes (turmas de ensino fundamental, segunda fase) e explicar o que é pretendido com a atividade;
Cada equipe ficará responsável pela escolha de uma música que caracterize determinado estilo (axé, black music, blus, bossa nova, country, eletrônica, forró, funk, hip hop, jazz, pagode, pop, rock, samba, sertanejo, etc). A escolha do estilo e da música é muito importante, já que dela serão desenvolvidas diversas atividades.
A escolha de um estilo se dará por sorteio entre as equipes, cada equipe sorteada escolhe um dos estilos disponibilizados. Como são vários os estilos, a proposta poderá se repetir novamente ou ser realizada com outras turmas.
Após a escolha da música, cada equipe deverá estudar sua origem, significados, o estilo, o interprete, a melodia, instrumentos básicos do estilo.
Feito o estudo inicial, cada equipe deverá planejar como apresentar aos demais colegas, tudo o que conseguiu apreender a respeito do ritmo representado pela música escolhida;
Haverá um debate em que cada equipe apresentará sua proposta de apresentação e justificará as razões para tal;
o Apresentação inicial das propostas por cada equipe e justificativa;
o Cada equipe poderá opinar a respeito das escolhas feitas pelos colegas e até propor algo novo;
Propõe-se basicamente a criação de clipe arte, encenação e reprodução musical, para a apresentação final em que cada equipe irá expor aos colegas de sua turma e de outras, as suas ideias a respeito do estilo escolhido; mas é livre a possibilidade de criar e apresentar, e então cada equipe poderá expandir ou escolher algum outro instrumento de apresentação;
Possibilitar a participação no tema, de professores das disciplinas comuns, e da apropriação das atividades desenvolvidas com as aulas desta oficina;


Recursos
Uso da sala de aula para reuniões das equipes, discussão com professores e tomadas de decisão;
Uso do laboratório de informática para pesquisas, registro de atividades desenvolvidas pelas equipes (blog), edição de imagens, áudio e vídeo;
Uso do salão de artes e do auditório para ensaios e apresentações (projetor, mesa de som);
Prendas, medalhas e troféus para premiações no dia das apresentações (premiar: caracterização, leitura de música, performance, expressão cultural, etc.);
Haverão certamente, vários outros recursos, que serão especificados de acordo com o que for planejado por cada equipe;


Cronograma
Cada ciclo de equipes deverá contar com uma duração aproximada, de acordo com a tabela:
Ação
Aulas
Organização das equipes, escolha do estilo e conversa inicial.
1
Pesquisa e escolha da música que representa o estilo.
2
Discussões iniciais a respeito do estilo e do que será estruturado para representá-lo;
2
Debate (espera-se organizar 5 equipes com uma turma);
2
* Ensaios, criações, estruturação das apresentações, outros;
10
Apresentação à comunidade escolar, na forma, por exemplo, de um festival de música.

* Não necessariamente, serão utilizados horários aulas e poderão ser momentos externos à escola;
É prevista para a atividade o desenvolvimento de uma oficina com o tema deste plano, a ser desenvolvida em contra-turno.


Avaliação
Os alunos serão observados a todo tempo, quanto:
a capacidade de trabalhar em equipe;
o alcance das expectativas estipuladas e discutidas com eles;
a possibilidade de surpreender e da criação (criatividade);

Observar-se-á ainda:
a possibilidade de modificar determinada ação, de ampliar o tempo previsto para cada etapa, de intervir nas atividades das equipes, de ampliar a atividade proposta;


Referências
NÖRNBERG, Marta. Fundamentos da Educação Integral. Texto referência do curso de Educação Integral e Integrada.

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